Atributos Virtuosos da Estrela

A Estrela símbolo do MPVEC – Semente Estelar, a partir dos seus atributos virtuosos, propõe uma reprogramação mental com a finalidade de disciplinar o Ego, de modo a torná-lo um útil aliado do nosso Eu Interior. Alegoricamente, o Ego pode ser identificado por aquela voz ativa em nossa mente, eventualmente saudosa e preocupada com o que passou ou com o futuro. Esta, que “alimentada” pelas emoções, nos induz a tomar decisões equivocadas. O nosso Eu Interior, em sua eterna sensatez, espera pacientemente um momento de calma para se pronunciar – e é neste momento que tomamos as melhores decisões.

Quais são esses atributos virtuosos e como podemos usá-los? Os atributos abaixo citados, para melhor representatividade e assimilação, estão categorizados por cores e adequados aos dias da semana destinados ao seu exercício (conforme tabela abaixo):

Silêncio: consiste em aprender a ouvir o Eu interior. Exercitar o silêncio, falar estritamente o necessário, colocando-se no papel de observador de si mesmo e do mundo à sua volta, sem emitir julgamentos. Permitindo que a sua intuição seja aflorada.

Compreensão: observar nossos próprios pensamentos e atitudes nos traz maior compreensão dos nossos limites e do que nos limita. Ao nos colocarmos no lugar do outro, passamos a compreendê-los mais facilmente, nos abstendo da necessidade de julgar. Desenvolvemos o respeito por nós mesmos e pelos demais.  

Oração: treinar a mente para abrir-se à comunicação consciente com o todo. A expressão oral ou silenciosa (de agradecimentos ou petições) direcionada ao Universo ou ao Ser de sua devoção. Esta conexão com a aura do amor divino proporciona paz e clareza mental.

Harmonia: requer o devido esforço para manter a mente em estado de equilíbrio em meio às turbulências e as adversidades do dia-a-dia. Para que essa paz interior seja alcançada, faz-se necessária a prática dos demais atributos virtuosos.

Concentração: manter-se concentrado em tudo o que estiver fazendo, faz com que a mente permaneça ocupada e vivenciando o momento presente. Evitando o desperdício de energia vital em situações sem importância.

Reflexão: momento de concentrar seus pensamentos na análise de si mesmo (atitudes, pensamentos e sentimentos) e do mundo ao seu redor, livre de julgamentos. Este exercício é para que tome maior consciência de si mesmo, para que gradativamente possa moldar-se a padrões mais harmônicos.

Disciplina: condicionar a mente a manter a ordem e a paz interna; tornando-a obediente aos comandos do Eu Interior através das práticas ritmadas dos atributos virtuosos e de meditações diárias.